IFAM realiza lançamento da pedra fundamental da obra do Campus Iranduba

pedra fundamental do inicio da obra

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) lançou, nesta segunda-feira (10), a pedra fundamental que marca o início da construção do Campus Iranduba. A solenidade, realizada no terreno onde será erguida a unidade, simbolizou um passo decisivo no processo de expansão da educação profissional, científica e tecnológica, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento social e econômico da região.

O evento reuniu estudantes, servidores, autoridades municipais e representantes da comunidade local no terreno do futuro campus, localizado na rodovia Carlos Braga - estrada de Iranduba. Com uma área total de 2.500m², a nova estrutura contará com 10 salas de aula, 3 laboratórios, 16 salas administrativas, auditório para 200 pessoas, biblioteca e área de convivência.

Para o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a construção do novo campus representa um compromisso direto com a juventude e com o desenvolvimento do município. “Quero agradecer a cada um de vocês, estudantes, por acreditarem neste projeto. Tudo o que estamos fazendo é por vocês para que tenham uma formação cada vez melhor, mais completa, mais humana. É pela educação e pela profissionalização que vocês poderão contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento de Iranduba. E quero reforçar algo muito importante: vocês não são o futuro da cidade, vocês são o presente. É com o presente que construímos o amanhã”, disse.

Em seu discurso, o diretor do IFAM-Campus Iranduba, professor Jorge Pereira Nunes, relembrou a trajetória da unidade de ensino, que antes de se tornar campus atuou como centro de referência e campus avançado. Ele destacou que a consolidação do campus é resultado de um longo percurso de dedicação e do compromisso coletivo com a educação pública. “Chegar até aqui foi um caminho construído com muito esforço, parceria e perseverança. Hoje, concretizamos o sonho de termos nosso local definitivo. Cada etapa dessa trajetória representa o trabalho de servidores, estudantes e gestores que acreditam na missão de levar educação de qualidade à população de Iranduba”, disse.

O prefeito de Iranduba, José Augusto Ferraz de Lima, ressaltou o impacto econômico e social que a instalação do novo campus trará para o município, destacando o papel da educação como motor do desenvolvimento local. “A construção deste campus representa um grande impulso para a nossa economia, gerando empregos diretos e indiretos, movimentando o comércio e fortalecendo a renda das famílias”, afirmou.

A obra de construção do campus em Iranduba integra a ação de consolidação dos institutos federais do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e tem previsão de entrega em junho de 2026. Atualmente, o IFAM-Campus Iranduba funciona em instalações alugadas pela prefeitura do município.